Mineiros alertam sobre greves e protestos se Trepca for discutido

Os mineiros da mina Trepça em Stantërg alertaram para uma escalada da situação se as negociações sobre Trepça ocorrerem no diálogo entre Kosovo e a Sérvia.


Alertaram o governo para que tenha cuidado para que Trepça não seja incluído em nenhum dos tópicos desse diálogo, caso contrário alertaram para greves e protestos.


Gani Osmani, presidente do sindicato dos trabalhadores de Trepça em Stantërg, disse ao KosovaPress que os mineiros estão extremamente preocupados com alguns rumores de que Trepça pode ser o tema das negociações entre Kosovo e a Sérvia.


Segundo ele, a insatisfação pode tirar o controle da situação e obrigar os mineiros a entrar em greve e protestar, por isso pediu ao governo que tenha cuidado com o que está assinando.


“Que tomem cuidado para que Trepça não seja tema de diálogo com a Sérvia, porque Trepça é dos próprios mineiros e da riqueza que Deus nos deu em nossas terras. Não temos mar, nem terra fértil, nem outras riquezas, quer dizer que só temos Trepça…. Os mineiros sentem alguma insatisfação com essas conversas e a partir dessa insatisfação podem entrar talvez até em greves e protestos. “Estamos alertando o governo para ter cuidado… O que eles estão assinando devemos ter cuidado porque a insatisfação pode tirar o controle da situação”, disse Osmani.


Qazim Hyseni, um mineiro, disse que se a questão de Trepca for discutida news bomba com a Sérvia, os mineiros entrarão em greve e protestarão da mesma forma que nos anos 1990.


“Se nosso governo falar em Trepca, entraremos em greve ou tomaremos medidas como nos anos 90 quando fomos para Pristina, voltaremos se for preciso”, disse Hyseni.


Até Isa Beqiri, mineiro há mais de 40 anos, tem enfatizado a ida a Pristina de mineiros e de toda a população, caso Trepca se torne o assunto dessas conversas.


“Se houver negociações com a Sérvia em Trepca, seremos os mesmos de 1989 e vamos convidar todas as pessoas a irem a Pristina. “Quem fala em Trepça e na associação de municípios, não tem lugar no Kosovo”, disse à KosovaPress Beqiri.


O primeiro-ministro de Kosovo, Avdullah Hoti, por meio de uma postagem em seu Facebook sorte zuk felicitou a Alemanha pelo 30º aniversário da união.


Hoti neste post escreve que com o ato de quebrar o Muro de Berlim, as barreiras ideológicas foram rompidas e deram à Alemanha uma direção ocidental, escreve lajmi.net


“A Alemanha é um dos nossos parceiros insubstituíveis, a quem somos extremamente gratos e infinitamente gratos pela contribuição que deu e continua a dar à República do Kosovo”, escreveu Hoti.


O presidente do Movimento Vetëvendosje, Albin Kurti reuniu ontem virtualmente com a equipa do Fundo Monetário Internacional (FMI), que os informou sobre as posições desta entidade política em relação à gestão da economia e da saúde do país durante a pandemia.


Segundo VV, nesta reunião também se falou dos problemas que segundo o Movimento acompanham o pacote de recuperação económica elaborado pelo Governo ilegítimo, que também estão a inviabilizar a sua aprovação na assembleia.


“Destacam-se especialmente as inúmeras irregularidades que acompanham o tratamento ilegítimo social coni do governo ao fundo de pensão do país, bem como as receitas arrecadadas com o processo de privatização. O encontro trocou informações sobre os desenvolvimentos até agora com a gestão da pandemia no Kosovo, bem como as suas implicações para a economia do país e para a saúde das finanças públicas do Kosovo ”, afirma o anúncio.


O presidente da Aliança para o Futuro do Kosovo (AAK), Ramush Haradinaj parabenizou o Estado e o povo alemão pelo 30º aniversário da união.


Haradinaj em um post em sua conta no Facebook disse que derrota qualquer tirania quando quer se unir.


"O desejo de unidade derrota qualquer tirania. Parabéns coach sagaz Alemanha! ”Escreveu Haradinaj.


Aproximadamente 160.000 doses da vacina contra a gripe sazonal foram fornecidas em Kosovo. A aplicação da vacina está prevista para ser feita durante este mês. E no Centro Principal de Medicina de Família, dizem que já fizeram todos os preparativos para a aplicação dessa vacina, mas que atualmente aguardam as primeiras doses da vacina contra a gripe sazonal.


O ministro da Saúde, Armend Zemaj, disse que para este inverno se planeja multiplicar as doses da vacina contra a gripe.


“Uma parte é fornecida algo em torno de 165 mil que agora será distribuída aos cidadãos da República do Kosovo. Mas este ano reivindicamos e vamos permitir ter 500 mil vacinas, claro que com o apoio do Governo do Kosovo é na decisão que temos de providenciar o custo do orçamento e o planeamento da distribuição está a ser feito por todos os municípios, incluindo o MFMC -relatos foram recebidos e com base nessa dinâmica em conjunto com o NIPHK, você sabe que a cadeia de resfriamento também tem uma capacidade limitada para conter essas vacinas. “Mas, num planeamento correto e sério desta questão, afirmamos ter um número considerável de vacinados que chegará a meio milhão de cidadãos do Kosovo”, disse.


Sami Uka, chefe do Centro de Medicina Familiar Principal em jogo maestria Prishtina, disse ao KosovaPress que eles fizeram todos os preparativos necessários a esse respeito.


Disse que os pedidos desta vacina são elevados no município de Prishtina, por isso diz que quanto mais doses melhor, porque senão os próprios cidadãos são obrigados a comprá-las.


“Estamos aguardando o fornecimento das primeiras doses da vacina contra a gripe sazonal nas próximas uma ou duas semanas. Fizemos todos os preparativos para recebê-las e distribuí-las conforme necessário para as idades mais frágeis ou os mais frágeis que têm prioridade de vacinação são os maiores de 65 anos, os doentes crônicos e as grávidas. Esperamos tê-los a tempo de administrá-los a todos os necessitados ... Prishtina no ano passado em algum lugar administrou cerca de 11 mil doses e por isso este ano estamos planejando ter um mínimo de 11 a 12 mil doses que devem 'nós os administramos, mas a quantidade necessária é muito maior. Portanto, qualquer quantidade acima dessa quantidade é bem-vinda para nossos pacientes que em outras circunstâncias tiveram que comprá-las, como forma de ultrapassar esse limite acima de 12 mil doses ”, frisou Uka.


Uka, da KosovaPress, diz que diante da situação epidemiológica com a COVID-19 no país, a distribuição das vacinas pretende ser feita de duas formas.


O Chefe do QKMF em Prishtina considera extremamente necessário tudo dium vacinar todo o pessoal médico dos Centros de Medicina Familiar.


“Tendo em conta o COVID que ainda circula entre nós, embora com uma intensidade ligeiramente inferior, é necessário intervir o mais cedo possível e não ficar como no ano passado que aconteceu até Dezembro, recebemos doses de vacina. Portanto, esperamos começar a dar as primeiras doses da vacina contra a gripe sazonal o mais rápido possível. Fizemos todos os preparos e temos duas opções disponíveis para fazer a administração da vacina em todos os centros ou mesmo em alguns centros, ou apenas no nosso Centro aqui no Centro Principal de Medicina de Família como nos anos anteriores. “Mas com uma reorganização do trabalho a fim de evitar o contato próximo dos pacientes com outros pacientes, mas ao mesmo tempo garantir sua administração o mais rápido possível”.


E de acordo com o infectologista Valbon Krasniqi, neste momento em que enfrentamos a pandemia do COVID-19, a necessidade de se vacinar contra a gripe sazonal no momento certo é ainda maior, pois os dois vírus irritam as vias aéreas.


“Este ano, devido à pandemia de COVID, a necessidade de se vacinar contra a gripe sazonal torna-se ainda mais importante e esperamos que até o momento ideal ... Esses dois vírus se dividem e atacam o trato respiratório, porém, a vacina contra a gripe “Não está prevista proteção sazonal para a pandemia de COVID-19, portanto, o momento ideal é aquele que mencionamos anteriormente e esperamos que, além do planejamento regular, esta vacinação comece na hora certa”, disse Krasniqi.


De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Pública do Kosovo, durante 2019, foram registrados 16 mil casos de gripe sazonal.